Fonte: http://www.saude.go.gov.br/
A SES-GO colocou para funcionar em julho deste ano o Hospital de Urgência da Região Sudoeste (Hurso), administrado pela Organização Social Pró-Saúde. No primeiro mês de funcionamento foram realizados 5.698 atendimentos. Já no mês de outubro este número mais do que dobrou. Ao todo foram realizados 14.207 atendimentos gerais na unidade.
Segundo a diretora administrativa-financeira, Andréa Prestes, foi implantado, no mês passado, o serviço de neurocirurgia na unidade e também a abertura de uma UTI pediátrica. “Em um só mês de funcionamento já fizemos 10 procedimentos de neurocirurgia”, diz.
Na parte de Recursos Humanos, a O.S. Pró-saude tem desenvolvido trabalho com foco no desenvolvimento de pessoas. Para isso, a direção da unidade implementou o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que tem o objetivo de promover eventos/cursos/treinamentos nas diversas áreas profissionais do Hurso, com intuito de oportunizar capacitação aos colaboradores, de maneira permanente, para que os serviços prestados sejam realizados com eficiência e tenham a eficácia esperada.
Com a abertura efetiva desta unidade hospitalar o Estado de Goiás disponibilizou à população mais 122 leitos, sendo destes 89 de internação, entre eles importante destacar que são 10 leitos de UTI Adulto e 10 Leitos de UTI Pediátrica. São 33 leitos de apoio, entre observação masculina, feminina e pediátrica, além de box de atendimentos e salas de classificação de risco. O perfil do atendimento na unidade de saúde tem como foco o atendimento de urgências em trauma.
Os pacientes da região que até então eram enviados para Goiânia, agora são atendidos próximo de sua cidade e familiares, visto que o hospital está localizado num raio com mais de 500 mil usuários, distribuídos em 27 municípios.
O Hospital tem como principais especialidades os serviços de cirurgia geral, ortopédica, vascular, torácica, buco-maxilo, com destaque para neurocirurgia. De acordo com a diretora administrativa-financeira, Andréa Prestes, até a abertura da unidade o atendimento em neurologia era deficiente na região.
Para garantir a segurança tanto dos usuários e colaboradores a O.S. Pró-Saúde tem como meta a conquista da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação conferida publicamente à Instituição Hospitalar que comprova qualidade nos processos de prestação de serviços, avaliada sob critérios e requisitos pré-definidos pelo Manual ONA. O Núcleo de Gestão da Qualidade é o responsável em gerenciar esse processo por meio de trabalho integrado de todas as equipes. Para dar início às atividades relacionadas à acreditação, nos últimos dois meses foram feitos treinamentos para a diretoria e líderes. Outros colaboradores da Instituição também participaram de treinamentos em qualidade (cerca de 120 participações até o momento) e na seqüência todos os demais serão inseridos nesse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário