sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

“Pra quem vai o primeiro pedaço?!”


Sexta-feira, 27, no refeitório da O.S. Pró-Saúde/HURSO aconteceu a comemoração dos aniversariantes de Janeiro. “Hoje é um dia muito especial para nós aniversariantes, como pessoa, como profissional e como colaborador do HURSO”, afirma Ricardo Barbosa, executor administrativo.
 Os aniversariantes fizeram um discurso em agradecimento a mais um ano de vida e, de acordo com Olga Ribeiro, aniversariante,  à festa maravilhosa que foi preparada especialmente para eles.
 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Humanização comemora Dia do Farmacêutico

Dia 20 de Janeiro foi comemorado o Dia do Farmacêutico na O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO). A equipe recebeu um cartão de felicitação e um mimo dado pela Comissão de Humanização.

sábado, 21 de janeiro de 2012

HURSO promove ação anti-tabaco

A O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) realizou nessa sexta-feira, 20, a campanha anti-tabaco, através de sua Comissão de Humanização, em um dos cruzamentos mais movimentados de Santa Helena de Goiás (GO).
Os membros da humanização entregaram panfletos de orientação com dados sobre o número de óbitos de doenças resultantes do (mau) habito de fumar, e ainda pediram aos fumantes para descartar seus cigarros em um balde em troca de uma balinha, e claro, uma vida mais saudável.
A ação foi elogiada pela Sra. Maria Helena, 61, que passava pelo local. “Se cada um fizesse sua parte talvez não teríamos tantas pessoas morrendo devido ao cigarro. Parabéns para o HURSO e seus colaboradores, é de gente assim que nós precisamos. Quem sabe com essa ação vocês ensinam outros à trabalharem a conscientização”, afirma Maria.
Estima-se que cerca de 800 pessoas foram orientadas pela campanha, sendo 70% motoristas e 30% pedestres. A Diretora Assistencial, Carla Borges, em entrevista a uma rádio local que acompanhou o evento, afirmou ser a primeira de muitas campanhas desse ano. “Outros temas serão abordados com a intenção de educar e orientar a população da região”, conclui Carla.
 Força de vontade
Durante a execução da campanha um senhor se aproximou e relatou sua experiência com o tabaco. Luis Osório, empresário rio-verdense, parou de fumar há 9 meses com o apoio do programa SUS. “Fiz o tratamento pela secretaria de saúde. Recebi o convite, fiz a inscrição, e aqui estou, sem fumar. Recomendo a todos que participem. Agora eu estou apoiando a segunda turma. O que faz a diferença nesse tratamento é a força de vontade do paciente”.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grupo Universo da Alegria visita o HURSO

O Universo da Alegria, grupo de animadores da Pax Rio Verde, visitou a O.S. Pró-Saúde/HURSO na última quinta-feira, 19, e levou alegria, c arinho e palavras amigas aos pacientes da unidade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ação anti-tabaco

Amanhã, 20, a O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) realizará uma ação anti-tabaco na Rua Custódio P. Vêncio, esquina com Rua Romualdo Cabral, na cidade de Santa Helena de Goiás (GO), das 11h às 13h, distribuindo material informativo e conscientizando os pedestres e motoristas que passarem pelo cruzamento.

Números

Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030. De acordo com Pesquisa realizada no ano de 2011 no estado de Goiás, doenças diretamente relacionadas ao fumo, como câncer de pulmão, traqueia e brônquios são responsáveis por 517 mortes por ano em Goiás, além de 135 mil goianienses consumirem tabaco (Jornal O HOJE).

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Manual é implantado aos usuários

Em Janeiro de 2012 o Manual que reúne as orientações para os pacientes, acompanhantes e visitantes foi implantado e já começou a ser distribuído ao seu público. Segundo Arlene Pessoa, supervisora SPP/SADT, é uma medida para formalizar a rotina de informações concedidas aos usuários. "Com esse manual podemos esclarecer e sanar muitas situações", conta Pessoa.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Hospital de Urgência da Região Sudoeste divulga pesquisa de satisfação

Pesquisa de satisfação aplicada aos colaboradores da O.S. Pró-Saúde/HURSO apresenta cerca de 61,7% de respostas para “bom” e “ótimo”


 
A O.S. Pró-Saúde – Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) divulgou o resultado da pequisa de satisfação aplicada aos colaboradores no período de 01 à 04 de Novembro. Foram 428 questionários preenchidos, o que representa 68,92% do total de colaboradores da instituição.
A pesquisa verificou questões gerais, como tempo de empresa e escolaridade; questões específicas de satisfação, que vão desde o relacionamento interpessoal até a estrutura física e condições de trabalho; e ainda uma questão aberta, com campo para preenchimento de comentários e sugestões.
Os resultados demonstraram que 20,91% responderam “ótimo”, 40,72% “bom”, 23,36% “regular”, 8,57% ruim e apenas 6,41% péssimo, em 29 questões, referentes a satisfação, com questões fechadas.
O resumo das satisfações apontaram números interessantes, 17% com questões referentes ao relacionamento interpessoal, 9% estrutura física/suporte e 87% questões variadas, como gostar do que faz, estabilidade no emprego, salário, carga de trabalho, etc. Já no resumo das principais insatisfações, foi obtido o resultado de 44% para questões de relacionamento interpessoal, 15% estrutura física/suporte e 57% referente a questões variadas, como impossibilidade de crescimento profissional, desafios existentes no trabalho, falta de reconhecimento, etc.
No aglomerado de comentários/sugestões apresentadas na questão aberta, os principais fatores apontados foram 20% relacionamento interpessoal/comunicação; 23% estrutura física/suporte; 31% treinamentos e escalas; 11% destacaram suas satisfações e sugeriram ações; e outros 8%, que não se encaixam a nenhum fator principal, com insatisfações diversas.
De acordo com o Diretor Geral da unidade, Reginaldo Biffe, esse é um resultado empolgante e desafiador. “Vamos trabalhar com a meta de aumentar a satisfação de nossos colaboradores, sanando as insatisfações apresentadas, montando planos de ação para cada um. Estamos no sétimo mês de funcionamento, ainda há muito o que fazer”, afirma Reginaldo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Workshop de Gerenciamento de Processos

A liderança e os colaboradores estratégicos da O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) participaram nos dias 03 e 04 de Janeiro do Workshop de Gerenciamento de Processos, ministrado pela Ivana Figueiredo, da Gestão Consultoria.
O treinamento se iniciou com uma explanação acerca da importância da empresa ser gerenciada a partir de processos. Logo após, Ivana desenvolveu com os participantes uma brincadeira bem famosa entre as crianças, “Os Escravos de Jó”.
De acordo com Thaísa Afonso, Analista da Qualidade, essa dinâmica serviu para evidenciar a importância da interação entre os setores para a execução plena do processo. “De forma descontraída a Ivana conseguiu mostrar para todos que sem organização e padronização, sempre haverá quebra no processo”, afirma Thaísa.