sábado, 21 de janeiro de 2012

HURSO promove ação anti-tabaco

A O.S. Pró-Saúde/Hospital de Urgência da Região Sudoeste (HURSO) realizou nessa sexta-feira, 20, a campanha anti-tabaco, através de sua Comissão de Humanização, em um dos cruzamentos mais movimentados de Santa Helena de Goiás (GO).
Os membros da humanização entregaram panfletos de orientação com dados sobre o número de óbitos de doenças resultantes do (mau) habito de fumar, e ainda pediram aos fumantes para descartar seus cigarros em um balde em troca de uma balinha, e claro, uma vida mais saudável.
A ação foi elogiada pela Sra. Maria Helena, 61, que passava pelo local. “Se cada um fizesse sua parte talvez não teríamos tantas pessoas morrendo devido ao cigarro. Parabéns para o HURSO e seus colaboradores, é de gente assim que nós precisamos. Quem sabe com essa ação vocês ensinam outros à trabalharem a conscientização”, afirma Maria.
Estima-se que cerca de 800 pessoas foram orientadas pela campanha, sendo 70% motoristas e 30% pedestres. A Diretora Assistencial, Carla Borges, em entrevista a uma rádio local que acompanhou o evento, afirmou ser a primeira de muitas campanhas desse ano. “Outros temas serão abordados com a intenção de educar e orientar a população da região”, conclui Carla.
 Força de vontade
Durante a execução da campanha um senhor se aproximou e relatou sua experiência com o tabaco. Luis Osório, empresário rio-verdense, parou de fumar há 9 meses com o apoio do programa SUS. “Fiz o tratamento pela secretaria de saúde. Recebi o convite, fiz a inscrição, e aqui estou, sem fumar. Recomendo a todos que participem. Agora eu estou apoiando a segunda turma. O que faz a diferença nesse tratamento é a força de vontade do paciente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário